Um dos meios mais efetivos para uma boa retenção de talentos consiste em contratar bons profissionais, engajá-los e oferecer oportunidades. Como alcançar esse tripé? A resposta está no plano de cargos e salários.
O plano de cargos e salários traz vantagens para os dois lados da relação trabalhista: tanto para os profissionais, quanto para os empregadores.
É uma ferramenta que estrutura todos os cargos de uma empresa de forma hierarquizada, trazendo suas atribuições e responsabilidades, bem como a remuneração correspondente a cada um deles.
O que levar em consideração ao construir um plano para a minha empresa?
Que tal começar expandindo e aprendendo um pouco mais sobre o que representa investir no desenvolvimento dos seus talentos?
Um dia de treinamento externo não é a única maneira de desenvolver pessoas. Ao criar políticas internas que corroborem os planos de cargos e salários, o treinamento dos colaboradores também deve ser constante.
Com ele, a sua empresa desenvolve um direcionamento mais claro e objetivo em relação a contratações, promoções, remuneração etc.
Definindo os cargos e as carreiras
Depois de alinhar quais são as necessidades da organização, o setor de RH pode desenvolver o plano de cargos e salários.
Para começar, é necessário fazer um levantamento de atribuições, identificando as funções de cada colaborador. Para isso, é possível investir em entrevistas e questionários.
Com essa análise, será possível destacar e esclarecer quais são os passos de produtividade e qualificação técnica (diplomas, certificados de pós-graduação etc.) necessários para o desenvolvimento profissional das funções.
Elaborando a estrutura salarial
Após pesquisar, definir e classificar os cargos e salários, é muito importante que você monte uma estrutura de crescimento dos valores de remuneração de cada cargo.
Organize e calcule o orçamento do seu RH e veja se é possível dar um aumento para os seus colaboradores, ou montar uma estruturação para que sua remuneração suba ao longo do tempo.
Crie uma política do plano
A política de cargos e salários é um conjunto de normas, procedimentos e ações que zelam pelas premissas básicas da administração de cargos e salários.
Isso significa determinar iniciativas para que os colaboradores consigam alavancar a sua carreira dentro da empresa.
Por exemplo, se um profissional é colaborador e deseja virar gerente, é preciso que existem pré-requisitos para que ele mude de função, pode ser tempo de casa, competências técnicas ou comportamentais.
Após a conclusão, divulgue o seu plano!
É muito importante divulgar para toda a empresa como as análises de desempenho serão realizadas, fazendo com que todos entendam melhor sobre os seus cargos e atividades e vejam as possibilidades de aumento de salário e mudança de função.
Os benefícios da criação de um plano de cargos e salários
Integração das políticas salariais a modelos de remuneração baseados em competências;
- Atração e retenção de talentos;
- Estímulo ao engajamento;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria do planejamento financeiro;
- Aumento da vantagem competitiva;
- Transparência e clareza sobre cada função;
Para os colaboradores, o principal benefício é o aumento da satisfação no trabalho, com consequente elevação do engajamento e da motivação.
Isso também leva a um maior senso de pertencimento e a certeza sobre as possibilidades de ascensão na carreira, que trarão melhores resultados.
A sua empresa se torna mais atrativa para os candidatos e tem maior chance de contratar bons talentos. Para aqueles que desejam ter um negócio competitivo no mercado, essa é uma prática que não pode faltar.
Conte com a Seventech para te ajudar a motivar e engajar seus colaboradores. Somos parceiros das melhores empresas de benefícios empresariais, como: VR Refeição, VR Alimentação, entre outros. Fale conosco!
Autor: Leandro Trevisan – Somnis Consulting
Especialista em RH